
Categoria: Artigos
Data: 13/03/2025
“Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.” (Salmo 126.3)
A gratidão é a rainha das virtudes. Não é o bastante sermos abençoados por Deus, precisamos reconhecer isso e expressar nossa gratidão. O cativeiro foi amargo. O exílio foi humilhante. Alguns judeus foram levados ainda criança para a Babilônia. Viveram em terra estranha grande parte da vida. Outros nasceram no cativeiro e retornaram à terra de seus pais. De qualquer modo, todos estavam extasiados pelas grandes coisas que o Senhor havia feito por eles.
A alegria que sentiam tinha como fundamento o grande livramento de Deus. Os grilhões foram quebrados. O exílio acabou. Não estavam mais em terra estranha, com suas harpas dependuradas, com o cântico de júbilo entalado no peito. Ao contrário, estavam com a alma em festa e com o coração embandeirado. Celebravam o retorno à Terra Prometida. Celebravam a consagração do templo. Celebravam as festas anuais. Celebravam o ajuntamento solene.
Estavam aspergidos pelo óleo da alegria. Traziam nos lábios um cântico ao Senhor. Semelhantemente, reconhecemos o grande livramento que recebemos. Éramos escravos e hoje somos livres. Estávamos em trevas e agora vivemos no reino da luz. Estávamos mortos em nossos delitos e pecados e hoje recebemos vida, a própria vida eterna. Escravidão, nunca mais! Somos livres!